quarta-feira, 16 de março de 2005

Desventuras de um fodido a pé

Quinta passada estava andando tarde da noite por Botafogo e achei que o melhor jeito de voltar para casa seria pegar a integração Trem-Metrô: mais rápido, mais barato, mais seguro. Ledo engano...

Tomei na Central o último ramal parador (mais conhecido como paradouro) com destino a Santa Cruz, único que me deixaria na roça em que moro. Acontece que o desgraçado foi devagar por todo o percurso, o que não me incomodaria caso ele simplesmente não enguiçasse em Oswaldo Cruz por duas horas! Calor, gritaria, protestos inconformados dos passageiros, briga de bêbado: a tudo isso tive que assistir enquanto mantinha a fé na saída daquela lata velha e suja. Só desisti mesmo quando vi funcionários da Supervia distribuindo "vale dia seguinte" para o pessoal. Muita sacanagem: deveriam era providenciar uns ônibus pra deixar o povo todo na porta de casa!

Nessas horas é que o salvador de meu destino (vulgo papai) se mostra em todo esplendor: que alívio foi tê-lo me buscando lá pela uma da manhã!!

E, como a cidade amanheceu com uma novidade enlouquecedora: a greve de ônibus, hoje ele se mostrou poderoso mais uma vez, levando-me para e buscando-me do trampo. Tudo bem que ele me cobrou 30 paus pela caridade, pois daqui até o trabalho são 30km e, como ele fez o percurso 2 vezes, esse seria o valor da gasolina. Ou seja: fodi-me literalmente.

Daí, reitero várias conclusões que já havia tirado outras vezes antes, só que com menos intensidade:

1) O sistema de transporte urbano do Rio de Janeiro é um LIXO!

2) Eu moro maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaalllllllllllllllllllllllllllll!

3) Com esse gasto de gasolina, carro é impensável no momento (porque eu nunca, jamais, de maneira nenhuma deixaria o auto na garagem para trabalhar de busu, caso tivesse um e não me imagino gastando essa grana diária com gasolina).

4) Ser pobre é foda.

Mas, como diz o Mutatches, eu sou indie wanna be e não desisto nunca! Um dia chego lá!

(e paro de ser consumista também: porque eu gasto, mas só com besteira!)

Nenhum comentário: