quarta-feira, 21 de julho de 2010

Pet creche

Os Fernandos foram para a Europa. Não tinham com quem deixar os pássaros: uma calopsita (o Manolo) e um papagaio (o Gaio).

Mônica foi para a Argentina. Não tinha com quem deixar a cadela vira-lata que lhe dei no início do ano, a Molly.

Eu permaneci em Jacarepaguá. Não tinha dinheiro para viajar, uma vez que sou comprador-gastador compulsivo e vivo zerado sem entender direito por que. Fiquei com os bichos todos.

Os pássaros são tranquilos. Tenho um carinho especial pelo Gaio. Ele me lembra o papagaio que meu pai teve em Manaus e que morreu nas minhas mãos por envenenamento acidental. Ele fica solto na janela da casinha, pendurando-se na jabuticabeira. Hoje percebi que ele estava molhando a cabeça no minúsculo pote de água que encho todos os dias. Peguei um de plástico maior e enchi. O bicho tomou um belo de um banho. Fiquei até com inveja de tanta felicidade.

A Molly é uma fofa, só que sua dona é uma das pessoas mais complacentes com as próprias falhas que conheço. Ela me disse tranquilamente que nesses cinco meses que está com a cadela não teve tempo de ensiná-la hábitos de higiene. Ou seja, a pestina caga e mija onde dá na telha. Tem que ser muito do bem para ser tão amada por mim, a Mônica. Estou cansado de tentar ensinar a cadela e de limpar sua sujeira. Malditas sejam Mônica e Molly, mesmo amando-as profundamente.

Mas estou contente com isso. Cheio de companhia não humana, observando as excentricidades dos animais de estimação. Como é gostoso.

Sabe que estou muito feliz aqui em JPA? Estou me sentindo aquelas pessoas classe-média-alta que largam a Zona Sul e compram sítios por aqui, para viver mais perto da natureza. Doce ilusão. Sou somente um maluco incapaz de conter os impulsos gastadores e emocionais que precisou se esconder por aqui para encontrar um pouco de paz.

Acho que apesar de tudo, estou encontrando-a.

Que bom.

Nenhum comentário: