sexta-feira, 15 de abril de 2005

MSN Messenger: BLÉÉÉÉRRGGHH!!!

Algumas pessoas não entendem e não concordam com o grande ódio que nutro por esse programa-tosqueira da Microsoft que, de uma hora para outra se tornou o preferido por dez entre quase dez internautas (afinal, ainda existe gente de bom-senso, como EU).

O lance é que tudo que é largamente consumido, quase sempre é um lixo. Já experimentaram analisar lista de livros e CD’s mais vendidos, ou a de maiores bilheterias do cinema? Pouca coisa escapa a um critério de qualidade mais apurado.

Assim é com o famigerado MSN Messenger, o programa que eu TENHO que usar porque gosto dos meus amigos e não quero perder contato com eles. É assim: comecei a usar a internet por volta de 1998 e a primeira coisa que um amigo-experiente no assunto fez foi instalar pra mim o Mirc, o ICQ e configurar o Outlook Express. Achei tudo aquilo uma maravilha sem tamanho e, logo de cara, simpatizei com a florzinha da Mirabilis.

Só que em 2001, acho, surgiu o MSN Messenger. Quando vi aquilo pensei: nossa, que cópia do ICQ! Uó! E se tinha uma pessoa na minha lista era muito.

Entretanto, de uma hora para a outra, as pessoas passaram a usá-lo em detrimento do ICQ. E a minha lista de florezinhas foi ficando menor e menor.

Sinceramente, eu não entendo essa preferência... Explico a minha dividindo os problemas do comunicador da Microsoft em duas partes:

1ª. Parte: o programa é ruim mesmo
1. Layout feio, por mais que tentem deixar bonito. Aqueles bonequinhos sem-braço são TERRÍVEIS! Dá medo. Parecem saídos de um filme de terror. O ICQ é lindo: flores verdinhas e vermelhas, cores interessantes, vários skins possíveis, etc.

2. É grande demais, nada discreto. E tem um monte de coisas inúteis que eu nunca usei ou usarei, como esses troços aí:



(alguém algum dia usou?). O ICQ é elegante. Fica pequenininho lá, quieto.

3. Tem aquele troço que fica piscando na barra de ferramentas enquanto estou fazendo algo além de teclar e que me deixa tenso...



No ICQ, há a opção de a janela de conversações não abrir quando alguém envia mensagem. Fica um iconeinho super-discreto piscando na dele lá embaixo. Aí, quando eu posso responder, vou lá e abro: sem estresse, sem neuras.



4. Seus sons são péssimos, insistentes, malas! Os do ICQ também são, reconheço. Por isso desativo todos.

5. Não tem o recurso de ficar invisível e conversar somente com alguém que você escolheu. Quero dizer, até tem, mas você tem que sair bloqueando manualmente todo mundo da sua lista, o que é, convenhamos, um SACO! Já o ICQ... Não preciso falar nada.

6. Tem um limite muito pequeno de caracteres... Algumas versões do ICQ têm limite tão grande que dá até pra suspeitar de que não têm limite algum.

7. Tem aquela coisa de mandar mensagem por “Enter”. Essa tecla é pra dar espaço entre linhas, oras! "ALT + S" é muito mais legal.

8. Vive caindo a rede. A do ICQ é super estável.

9. Não tem "resume", recurso que possibilita continuar um download de onde ele parou. Cara, isso é BÁSICO!

10. Eu mando alguns convites de download, mas eles não chegam aos destinatários. Ou vice-versa. Como assim???

Etc.

Etc.

Etc.

2ª. Parte: usuários-malas
Não são todos, mas a grande maioria dos usuários do MSN são pessoas normais e tal, mas, enquanto internautas, têm vícios péssimos que me tiram do sério:

1. Não têm nicks... Têm citações inteiras de versos de músicas, de poemas, opiniões, etc:



Eu olho e pergunto “quem é você, caralho!”. Tudo bem se você quer colocar uma observação depois do seu nick. Eu mesmo faço isso (Wally – MSN é uma MERDA!), mas identificar-se é fundamental, pô!

2. Não escrevem uma mensagem explicando o que querem dizer. Escrevem duzentas! Vão digitando frase por frase e mandando aos poucos. Se o som está ativado, fica aquele "tananá" tocando de 1 em 1 segundo (xingo muito)! Se está desativado, o troço fica piscando. E quando consigo parar pra ler o que foi que me escreveram, são tantas frases que eu tenho que ir lá em cima ler do início para ter alguma coerência, mas a pessoa continua mandando mensagens e a página rola pro final automaticamente. Ódio, ódio, ódio.





3. Saem adicionando as pessoas a deliberadamente e depois aparecem online e, com o maior cinismo, perguntam: Quem é você?

GRRRRRRRRRRRRRRRR

4. Ah, umas das piores partes que eu ia esquecendo: os emoticons (ou emotichatos). Há pessoas que não teclam: usam-nos. Alguns deles demoram a carregar e fica aquele troço em branco que não quer dizer nada. E nenhum deles é legal. São todos idiotas, retardados.

Fala sério!



Sei que a mudança é irreversível e que, mais cedo ou mais tarde, terei que permanecer somente com o MSN instalado. Pode parecer dramalhão, mas chorarei muito nesse dia... E sempre nutrirei um ódio profundo por essa merda patrocinada pela Microsoft. Pronto: falei!

Resistência é o que há!

Nenhum comentário: