quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Prenderam o Ném. Havia policiais escoltando-o na fuga e foram presos. A cobertura do RJ TV os chama de maus policiais e vaoriza os que participaram da operação. Alguns homens deram entrevistas do tipo:

"Tenho muito orgulho da corporação e de ser policial."

Fiquei com uma certa vergonha ao assistir a isso. É um discurso muito simplista. Claro que só escolta bandido quem é mau caráter, mas tem coisas que percebo na estrutura da polícia que me dá vontade de fugir do país.

Como quando a gente passa pelas viaturas de cuja janela saem pontas de armamento pesado. Essa coisa ameaçadora deve ter sido criada para nos dar alguma sensação de segurança que em mim tem efeito inverso: morro de medo.

Fiquei ainda mais chocado quando tive que prestar queixa contra o cinema que foi negligente e causou o acidente da Fernanda. O cabo que preencheu o formulário ficou quase uma hora nessa atividade... E demonstrava extremo desconforto ao fazê-lo: um grande esforço, sabe? Quando falei o nome completo da minha amiga, não conseguiu deixar de resmungar:

"Que grande!"

Ele nos questionou se gostaríamos de prestar uma queixa criminal ou civil. No calor do momento, dissemos:

"É claro que a criminal."

Para tanto, alguém teria que ir à delegacia para fazê-lo, pois seria necessário prestar depoimento. Fui o escolhido. Lá, ele descobriu que isso não seria possível no caso em questão porque o que ocorreu não foi intencional. Ninguém deliberadamente decidiu machucar outro alguém. Ou seja: poderíamos ter resolvido tudo no hospital.

Em todos os momentos o cabo foi extremamente solícito. Ele é o que chamamos de bom policial, mas me chocou seu despreparo. Além disso, senti um certo desconforto quando falou do caso que atendera antes: o de uma velhinha que foi atropelada mais cedo por um ônibus. O que o imcomodou nessa história foi ter que ficar horas esperando perícia, IMLe outras coisas. Claro que isso tudo é um saco e denuncia a porcaria que são esses serviços, mas em nenhum momento percebi que ele se sensibilizou com o que aconteceu com a senhora.

Será que estou exigindo demais?

É óbvio que existem pessoas boas e más, com ou sem caráter, mas o bom policial não é somente o que não se corrompe. Os caras deveriam ser mais articulados, cuidadososos, sensíveis. O que sinto é um embrutecimento terrível, seja pelas bases de educação, seja pelas condições de trabalho.

E não vejo o RJ TV tratar muito disso. Nem as pessoas refletindo. Só vejo todo mundo querendo punir os que cometem crimes e pronto: resolveremos o problema da polícia.

Nenhum comentário: